"Duas coisas enchem o ânimo de admiração e veneração sempre novas e crescentes, quanto mais frequentemente e com maior assiduidade delas se ocupa a reflexão: o céu estrelado acima de mim e a lei moral dentro de mim".
Crítica da razão prática, Kant.

Saturday 20 April 2013

Sobre o dever de cuidar do próximo


A forma mais fácil de garantir a própria vida é garantindo a existência de um sistema geral que a proteja. A única forma de haver um sistema geral de proteção para si é havendo um consenso com os demais indivíduos, de forma que deverá haver, também para estes, a proteção de direitos.

Nesse sentido, um homicídio, por exemplo, é um ataque a todo o sistema, um ataque à garantia de vida dada a todos e a cada um, uma vez que desestabiliza o equilibro e a seguridade anteriormente existente.

Dessa forma, a ética individual e interna acaba por se ligar à ética social (externa), no momento em que, para nosso próprio bem, procuramos o bem dos outros. Sendo assim, é necessário que façamos aos outros apenas o que não somos contrários que seja feito conosco, de forma a garantir um sistema no qual nós mesmos seremos os beneficiados, ao invés de um sistema no qual o mais forte dite a própria vontade, ou o faz até que outro mais forte tome o domínio.



(por Jurandi Ferreira de Souza Neto)

No comments:

Post a Comment